resumo de a republica de platao livro 5
UNINOVE – Campus Santo Amaro, 2014.
Sócrates explica a seus discípulos a respeito de uma forma de governo inexistente que seria boa e correta, em prol da cidade e do homem, referindo-se ao povo; e dizia ele que julgava as outras más e defeituosas.
Quando iria explicar-se a seus discípulos a respeito da nova forma de governo Polemarco, Adimanto e Trasímaco entraram em consenso que gostariam de ter explicações mais profundas sobre o assunto e que Sócrates deveria dizer todas suas ideias a respeito do assunto.
Sócrates decide se aprofundar sobre o assunto mais somente Glauco tem opiniões a respeito e eles entram em uma discussão amigável. Nessa discussão Sócrates expunha seu pensamento em relação às maneiras que a sociedade funcionava, e refletiu em relação ao papel das mulheres no seu modelo de sociedade, dizia ele que a mulher deveria aprender musica e ginastica, e também a arte da guerra. Ele fala brevemente sobre o nudismo na sociedade. Em sua concepção se as mulheres tiverem as mesmas condições de estudo, ensino e alimentação do que o homem terá as mesmas condições de produção, e poderá exercer atividades semelhantes à deles na sociedade, ou até mesmo as mesmas atividades.
Glauco e Sócrates tem outra discussão, agora a respeito das naturezas diferentes entre os sexos, e se elas poderiam desempenhar as mesmas funções, e entram em um debate alegando Sócrates que certos homens são habilitados para desempenhar certas atividades e outros não tem essa condição e seria considerado inabilitado; e ainda tem uma reflexão ainda maior entre as diferenças alegando que as mulheres em certas atividades têm melhores desempenhos que o homem, tais como a tecelagem, a confeitaria e a cozinha e que a inferioridade dos homens nessas atividades é ridícula.
Os dois avançaram mais no assunto e partiram para como seriam as atividades administrativas