Resumo de TGA I
Segundo Caravantes, teoria organizacional é um conjunto de afirmações relacionadas, hipóteses, sobre um conjunto de variáveis que descrevem os parâmetros da organização e, talvez, o comportamento organizacional.
Temos oito tipos de Teoria Organizacional
Clássica;
Relações Humanas;
Estruturalista;
Comportamental;
Teoria Geral de Sistemas;
Neoclássicas;
Desenvolvimento Organizacional;
Contingencial;
A Teoria Gerencial e/ou da Administração prescreve os passos para chegar a algum resultado ou também para evitar que algo desagradável aconteça.
As oportunidades e ameaças são variáveis incontroláveis, enquanto os pontos fortes e fracos das organizações são as variáveis controláveis.
OS ANTECEDENTES DA ADMINISTRAÇÃO
A Administração da forma que conhecemos hoje sofreu muitas influencias durante a história, desde filósofos, até organizações militares, igrejas e do estado. Passou por diversos estágios também, desde a urbanização, passando pelas pirâmides do Egito até a Revolução industrial. Com o inicio da 1º Guerra Mundial, houve um processo chamado de Gigantismo Industrial, onde houve uma ampliação tecnológica, navegações, ferrovias e rodovias. Já no final da 2º Guerra Mundial, houve uma separação entre os países desenvolvidos e subdesenvolvidos, além do surgimento de novos materiais e popularização de produtos. Esse período ficou conhecido como Moderno e durou até 1980. A partir daí até os dias de hoje, vivemos num período conhecido como de Incertezas, muito pelas mudanças rápidas e grande concorrência.
Vários pensadores usam metáforas para definir o que é a Administração. Tosi refere a administração como um elefante sendo examinado por um grupo de cegos, enquanto Harold Koontz trata a administração como uma floresta densa.
A função das Teorias Organizacionais e Gerenciais é entender melhor a organização e ajudar o administrador alcançar seus objetivos.
COMENTÁRIO PESSOAL
A teoria organizacional e da administração são