importancia do setor de compras
Falar na expressão “compras” deixou de ser uma atividade rotineira, como era vista por muitos, na atualidade essa expressão ganhou uma conotação fundamental para as organizações, pois é uma atividade que envolve uma série de fatores, que vão da escolha de fornecedores, qualificação dos serviços e insumos, prazos de pagamentos com os fornecedores, negociação dos custos, e atua com grande importância nos planos de produção e na distribuição do produto acabado ao cliente final.
A Gestão de Compras se conduzida com excelência e com todos os colaboradores do setor alinhados nesse processo, será com certeza um dos alicerces para que a organização obtenha sempre margens de lucros consideráveis. A importância da Gestão de Compras, na aquisição de matérias – primas, suprimentos, tem fator decisivo, pois se bem conduzido, gerará um melhor aproveitamento dos estoques, redução de custos e aumento dos lucros.
Anteriormente a função de compras não tinha grande expressão dentro das organizações, mas com passar dos anos, tornou-se imprescindível para as empresas essa função na administração de recursos de materiais. Se bem desempenhada a função de compras, o comprador poderá gerar recursos fundamentais, pois será responsável pela redução dos custos, controle dos insumos nos estoques do almoxarifado, responsável pela entrega no tempo certo para os setores que aguardam a chegada desse insumo ou suprimento e poder a resposta mais adequada ao seu cliente referente aos prazos de entregas do seu produto final, finalizando assim o ciclo da estratégia operacional. . O comprador deve estar sempre atualizado e manter sempre um bom relacionamento interpessoal com os colegas de outros setores, pois para que sua função seja exercida com a excelência exigida e cobrada pela Gestão da Organização, ele deve ter habilidades e poder de negociação, boa comunicação e capacidade de gerir gestão de conflitos.
Fundamental