resumo de texto
Megaeventos esportivos
Uma ótica evolutiva do treinamento desportivo através da historia
Resumo
O filme Munique nos mostra como, na historia do mundo atos cruéis foram cometidos em defesa da pátria, da religião, do poder e da vingança. Homens e governos promoveram genocídios que marcam profundamente a humanidade. Velhos hábitos não mudaram a intolerância, que geralmente vem acompanhada da violência, faz milhões de vitimas em um mundo descomprometido com a verdade e com o próprio homem, leva multidões a crer que o outro é responsável pelo seu sofrimento, conseqüentemente seu inimigo.
O filme usa uma situação particular para motivar a reflexão sobre o tipo de medidas tomadas na atualidade para combater o terrorismo. Acima de tudo, percebe-se um mundo feito de varias tonalidades, onde não existem bons e maus, mas apenas pessoas que podem apresentar múltiplas facetas e atuar por diversas causas. O filme gerou grande polemica por lidar com uma situação tão sensível.
Sugere-se o desenvolvimento de pesquisas a respeito dos impactos e legados de megaeventos para a Educação Física escolar e para o sistema esportivo de alta competição.
O maior legado dos megaeventos esportivos talvez não seja o espectadorismo dos jogos. Há outros benefícios que os megaeventos esportivos podem estender a população. Ampliar o olhar sobre essas possibilidades é uma das nossas tarefas enquanto representantes do Governo Federal, valorizando conhecimentos e tecnologias que possam qualificar ações políticas esportivas que atendam às necessidades e conquistem diferentes resultados positivos a curto, médio e longo prazos.
Dessa forma o treinamento desportivo através da historia, o esporte competição ocupa espaços cada vez maiores na mídia em geral, o que evidentemente implicou paulatinamente em modificações técnicas, administrativas e organizacionais, na complexa estrutura de um treinamento desportivo de rendimento, se consubstanciando em algumas importantes modificações.