Resumo de Tempos Modernos x Eu robo com o direito do trabalho
O filme “Tempos Modernos” relata fatos ocorridos nas linhas de produção de uma fábrica, onde seus funcionários eram submetidos a uma rotina dura e repetitiva de trabalho.
Buscando liderança de mercado, aumento de lucro e almejando o fim do ócio, o dono da fábrica ordenava que aumentassem a velocidade da produção, sem se importar com a integridade física e/ou psicológica de seus empregados, seguindo este o principio do “Taylorismo criado pelo Engenheiro Norte Americano Frederick Taylor que tinha como objetivo acelerar o processo produtivo, ou seja, produzir mais em menos tempo, e com qualidade.”.
Diante das constantes pressões, o personagem principal Carlitos sofre uma crise nervosa decorrente do excesso de trabalho, e acaba sendo internado.
Percebe-se claramente que nesta época as leis trabalhistas eram escassas, em vista que o Funcionário se interna em uma clinica psiquiátrica por uma doença decorrente de trabalho, e não vêm a ter nenhum amparo legal perante a empresa que laborava.
Em face do seu afastamento, o operário encontrava-se desempregado, pois estava diante da crise, greves e todo o caos dos anos 30 e 40, onde as fábricas estavam fechando as portas, devido a crise econômica.
Posteriormente, Carlitos se depara com protesto, e acaba sendo preso confundido com um comunista. Dentro da prisão, ele joga droga em sua comida ao invés de sal. Ao ficar alucinado, evita sem querer a fuga de um traficante. Logo em seguida é solto como recompensa, por evitar a fuga.
Em meio de outras prisões, Carlitos conhece uma moça, no qual se apaixona e sonha em ter um lar, e segue em busca de outro emprego, mas não dá certo.
Então, começa a trabalhar com a moça em um café como garçom, buscando a inserção no mercado de trabalho em área diversa da que ele vinha trabalhando durante um longo tempo, entretanto, encontra adversas dificuldades na maneira de trabalho e em suas atividades visto não ter habilidades para trabalhar com este tipo de