Migrações, Imigrações e Emigrações
600 palavras
3 páginas
Migrações, Imigrações e Emigrações Desde os tempos primatas em busca de caça e comida o homo sapiens (nossos ancestrais) migraram por vários territórios em questão de sobrevivência. Foi nesse período então de 100 a 200 mil anos atrás que as migrações passaram a existir. Após a segunda Guerra Mundial, povos de diversos países migraram para outros locais dentro e fora de seu país em busca de uma vida melhor, ato conhecido como migração e imigração. A partir da segunda metade do século XX, os fluxos migratórios se tornaram cada vez mais colplexos, segundo a ONU, existem 200 milhões de imigrantes no mundo, ou seja, dos mais de 6 bilhões de habitantes da Terra, cerca de 3% vivem fora de seu país de origem. O sentido de migração está em trocar de região, país, estado ou até mesmo domícilio e têm fundamento jurídico. Por exemplo, a emigração no artigo 13º da Declaração Universal dos Direitos do Homem: "Toda a pessoa tem o direito de abandonar o país em que se encontra, incluindo o seu, e o direito de regressar ao seu país."
Migração espontânea – quando o sujeito planeja, espontaneamente, migrar para outra região, seja por motivo econômico, político ou cultural.
Migração forçada – quando o indivíduo se vê obrigado a migrar de seu lugar de origem, geralmente ocorrendo por catástrofes naturais, como, por exemplo, a seca que atingiu o nordeste brasileiro no final do século XIX.
Migração definitiva – em que a pessoa passa a residir permanentemente no local para o qual migrou.
Migração temporária – em que o migrante reside apenas por um período pré-determinado no lugar para o qual migrou, como é o caso dos boias-frias.
Migração internacional (Imigração) – que ocorre de um país para outro.
Migração interna – que ocorre dentro de um mesmo país, subdividindo-se em:
Migração inter-regional: que ocorre de um Estado para outro.
Migração intra-regional; que ocorre dentro do mesmo Estado.
Migração pendular ou diária- quando a pessoa deixa sua casa antes do