resumo de tecidos corporais
É o tecido que preenche os espaços não ocupados por outros tecidos, tem um grande papel importante no processo de cicatrização e faz parte da estrutura de alguns órgãos. Esse tecido tem três tipos de fibras que são:
Colágenas - A pele ao ser puxada não é rasgada.
Elásticas - A pele ao ser puxada volta ao seu estado normal.
Reticulares - São ramificas e formam um trançado firme que liga o tecido conjuntivo aos tecidos vizinhos.
Tecido Conjuntivo Denso
Nesse tecido há predomínio de fibroblastos e fibras colágenas, dependendo do modo de organização dessas fibras, pode ser classificado como:
Modelado - Formado por fibras colágenas dispostas em feixes com orientação fixa dando ao tecido características de resistência, ocorre nos ligamentos entre os músculos aos ossos e nos ligamentos dos ossos entre si.
Não Modelado – Formado por fibras colágenas entrelaçadas dispostas em feixes que não apresentam orientação fixa, o que confere resistência e elasticidade. Esse tecido forma as cápsulas envoltórias de diversos órgãos e forma uma derme, tecido conjuntivo da pele.
Tecido Conjuntivo Adiposo
Ocorre principalmente sob a pele, exercendo funções de reserva de energia, protegendo contra choques mecânicos e isolamentos térmicos. Ocorre também ao redor de alguns órgãos como os rins e o coração.
Essas células possuem um grande vacúolo central de gordura, que aumenta ou diminui dependendo do metabolismo, quando a pessoa come pouco ou gasta muita energia a gordura das células adiposas diminuem, caso contrário se acumula para atuar como reserva de energia para momentos de necessidade.
Tecido Conjuntivo Cartilaginoso
Apresenta consistência firme e tem função de sustentação, reveste superfícies articulares facilitando os movimentos e é fundamental para o crescimento de ossos longos. Nas cartilagens não há nervos e vasos sanguíneos, a nutrição dessas células é realizada por meio dos vasos sanguíneos do tecido conjuntivo adjacente.
Há dois tipos de