TEste
Olhe também o resumo de cada filo no livro(quadro azul) e as figuras.
Reinos
Poríferos: reúne as esponjas, animais aquáticos com organização corporal muito simples. A maioria das espécies é marinha, vivendo presas a rochas e objetos submersos. As esponjas não apresentam nenhum tipo de órgão, nem mesmo tecidos diferenciados.
Cnidários: águas-vivas, os corais. A maioria é marinha; alguns vivem fixados a objetos submersos e outros nadam livremente.
Platelmintos: vivem em água doce ou salgada, em ambientes de terra firme úmidos ou no interior de outros animais, como parasitas. Um exemplo de forma de vida livre são as planárias; os parasitas são representados pelas tênias e os esquistossomos.
Nematelmintos: possuem corpo cilíndrico e afilado nas duas pontas. Vivem em todos os tipos de ambientes. Os nematódeos parasitas mais conhecidos são as lombrigas, os ancilóstomos causadores do amarelão e as filarias, causadoras da elefantíase.
Características gerais dos animais
Animais diblásticos e animais triblásticos Poríferos são os únicos animais que não formam gástrula nem folhetos germinativos.
Cnidários são diblásticos; Animais de todos os outros filos são triblásticos.
Tecidos corporais animais Os poríferos são os únicos animais que não possuem tecidos verdadeiros. Eles também não possuem cavidade digestória, a qual está presente em todos os outros animais . Por isso são separados no grupo dos Parazoa e os outros são classificados em Eumetazoa.
Animais acelomados, pseudocelomados e celomados.
Acelomados: não possuem cavidade corporal. - Platelmintos
Pseudocelomados: possuem uma cavidade entre o mesoderma e o endoderma(pseudoceloma). - Nematelmintos
Celomados: possuem uma cavidade totalmente revestida pó mesoderma(celoma). – Moluscos, anelídeos, artrópodes, equinodermos.
Tipos de sistema digestório nos animais
Sistema digestório incompleto: a cavidade onde ocorre a digestão é uma bolsa de fungo cego, com apenas