Resumo De TAI
-Avaliação psicológica: qualquer avaliação feita por um psicólogo. É um termo amplo.
Psicodiagnóstico: envolve um propósito clínico.
Pais do psicodiagnóstico: Galton, Cattell e Binet (queriam descobrir a razão de as pessoas serem diferentes).
Psicometrista: é mais técnico. Se preocupa com a técnica para obter resultados de testes, sem analisar a história de vida do paciente.
Psicólogo clínico: tem uma visão mais ampla dos resultados. O que dá o diagnóstico é a história clínica, não os resultados. Importante aplicar os testes com atenção para não cometer erros como: má aplicação ou interpretação incorreta dos resultados.
Testes objetivos: dá um número. Classifica diante de uma média (inteligência, personalidade). Problemas: o paciente interfere nos resultados, pode não ter autocrítica ou mentir.
Testes projetivos: não tem uma indicação clara do que se espera do paciente, não tem resposta certa. A maioria é direcionada à personalidade. É interpretativo e semelhante a uma situação clínica. Problemas: leva muito tempo e treinamento para uma interpretação correta do teste. Ex: TAT.
-Conflitos de interesse podem gerar dificuldades na interpretação.
-Passos importantes: contrato verbal de trabalho (tempo de duração para realizar a avaliação psicológica e valor), plano de avaliação (saber o que fazer em cada sessão/planejar as sessões), comunicar os resultados (sessão de devolutiva para o paciente se posicionar e saber como agir), elaborar um relatório psicológico (laudo que segue uma estrutura padrão).
Spearman
-Criou a análise fatorial.
-Todas as habilidades chegam em um único fator G (geral). Todas as teorias têm algo em comum, algo abstrato, sem localização exata no cérebro. É como uma energia cerebral que se volta o ambiente.
-Teoria dos dois fatores: um específico (S) e outro geral (G).
-Inteligência geral: energia mental que favorece a cognição.
-Essas teorias começaram em 1904 e influenciaram na