Acupuntura manejo das energias
O macrocosmo se reflete no microcosmo. As mesmas considerações que fazemos em termos energéticos (Yin e Yang, Cinco Elementos e outros) para o macrocosmo que são as galáxias, fazemos também para o microcosmo, terra, homem, tecidos, células e nível atômico. O homem por sua vez interage de forma direta com o macro e o microcosmo. Em sua posição anatômica recebe energia de céu e terra, o que lhe garante harmonia perfeita (TAO) entre Yin e Yang. Isto se deve ao fato da energia Celeste ser Yang (ar que respiramos) e energia terrestre ser Yin (alimento que comemos). O homem interage com tais manifestações energéticas que lhe garante saúde ou doenças. A princípio tais energias ciclam e fazem o corpo se desenvolver em harmonia, porém seus excessos e manifestações perversas como veremos, agridem e desarmonizam os Zang-Fu (órgãos e vísceras). Como resultado, adoecemos. Nosso trabalho tem por base a harmonia energética e preparar o corpo contra excessos.
Qi, Sangue, Líquidos Orgânicos
Esses três elementos são matérias básicas do organismo. Todos os órgãos e vísceras criam, desenvolvem, distribuem e fazem circular esses elementos, mas no corpo assim como no universo, tudo sem exceções se interdependem e se inter-relacionam. Os órgãos e vísceras não existiriam sem Qi, Sangue (Xue) e Líquidos Orgânicos (Jin Ye), por sua vez se não houvesse os órgãos e vísceras não haveria base material por onde esses elementos se manifestariam. Vamos estudar cada um deles.
1- Qi
Ele é único, constitui o universo e tudo existe graças a seus movimentos e transformações. Na homeopatia é chamado de Energia Vital, para os Hindus é o Prana, para nós Qi ou Chi ou Ki ou Ti. Apresenta-se de dois modos:
1 - Qi que constituí o corpo, tanto o Qi essência (respiração, Yang), como o Qi substância, matéria (alimento,