Filosofia
A palavra política tem sua origem na língua Grega, mas precisamente no vocábulo ?, que compreende dois horizontes de significação. De um ponto da vista formal e institucional , ela indica uma organização da população que existiu na antiguidade clássica e que não se restringiu aos gregos.
De um ponto de vista semântico, pólio quer dizer “cidade Estado”. Desta forma o núcleo de significação política vem, principalmente da antiguidade grega, e nela encontra-se o estado de nascimento ou a carteira de identidade da política, isto é, da arte política. E isso fica raramente indicado quando se ajusta o olhar histórico.
O termo política tem seu uso de generalização por influencia de uma obra de Aristóteles intitulada política. Nela, o autor estabelece duas referencias importantes.
A primeira é a tipificação das formas de poder: poder paterno, que se exerce no interesse dos filhos. E o poder despótico no interesse do senhor, e o político, no interesse de quem governa ou de quem é governado. A segunda diz respeito as formas de governo: A monarquia ( poder de um só), a oligarquia ( poder de poucos) e a democracia ( poder da maioria).
FENOMENOS DO PODER
A palavra poder vem do latim Botere “poder, ser capaz de”. Refere-se fundamentalmente á faculdade, capacidade, força ou recurso para produzir certos efeitos. Assim dizemos: Poder da palavra, do remédio, o poder da política, da imprensa, o poder do presidente. Segundo Bertrand Runsell (1872-1970), o poder é definido como a capacidade de fazer o que os demais realizam aquilo que queremos. Assim o individuo tem a capacidade através dos meios exercer determinada influencia ou domínio sobre o outro e, por seu intermédio, alcançar os efeitos que desejam. O poder costuma ser dividido em duas categorias: O do ser humano sobre a natureza e o poder do ser humano sobre os outros seres humanos. Juntas se completam.
As três formas básicas de poder social. Segundo Norbeto Bobbio.
Poder econômico: É a utilização da posse