Habilidades Motoras Fundamentais
Fase de exploração e experimentação.
2 a 3 anos – Estágio Inicial – tentativas com o objetivo de desempenhar uma habilidade fundamental. 4 a 5 anos – Estágio Elementar – maior controle e maior coordenação rítmica dos movimentos fundamentais. 6 a 7 anos – Estágio Maduro – Desempenhos mecanicamente eficientes, maior coordenação e controle motor.
Crianças pequenas estão envolvidas no processo de desenvolvimento e de refinamento de habilidades motoras fundamentais para grande variedade de movimentos
Estabilizadores, Locomotores e Manipulativos.
Experiências Coordenadas = aumento do conhecimento do corpo e do seu potencial para o movimento. Nem todos os padrões motores encaixam-se precisamente em uma progressão arbitrária de 3 estágios. Os aspectos desenvolvimentistas de alguns movimentos, podem ser mais bem descritos em sequências de 4, 5, ou até 8 estágios, dependendo do padrão específico e do nível de sofisticação do observador.
• A abordagem de 3 estágios é usada nas seções que se seguem (corrida, salto, saltito) porque ela se adapta, precisa e adequadamente, à sequência desenvolvimentista da maioria dos Padrões motores fundamentais.
• Condições ambientais incluindo oportunidades para a prática, o encorajamento e a instrução são cruciais para o desenvolvimento de padrões amadurecidos de movimentos fundamentais. (ambiente, tarefa, indivíduo).
Condições ambientais Objetivo da tarefa
Indivíduo
Resultado
(estado de desenvolvimento da tarefa observada) • Influência qualitativa e quantitativa ocorrem devido a inúmeros fatores: ambiente, temperatura, iluminação, área de superfície e gravidade. • O objetivo da tarefa é fator importante.
Precisão ou distância?
• Quando se observam e se analisam as H. M. F.
• Em crianças, observa-se que há vários estágios de desenvolvimento para cada padrão de movimento, diferenças de habilidades entre as crianças, entre os padrões e “dentro” de cada padrão.
• As diferenças de padrão são observadas