fase motora de 8 a 10 anos
A fase de movimentos especializados do desenvolvimento motor é resultado da fase de movimentos fundamentais. O individuo começa a combinar e aplicar habilidades motoras fundamentais.
As habilidades neste período são aplicações de em movimentos fundamentais e de formas mais específicas e mais complexas. As mudanças de fase é um período bastante agitado para as crianças. Esta agitação esta ligada ativamente no processo das descobertas e nas combinações de numerosos padrões motores e, freqüentemente, fica motivada com o rápido aprimoramento de suas habilidades motoras. Não devemos esquecer também, que cada criança tem seu período de desenvolvimento, alguns casos, a falta de oportunidade para a construção de um repertório motor contribui para a criança não atingir um padrão maduro das habilidades motoras fundamentais criando uma barreira no desenvolvimento.
As crianças demonstram, de forma sistemática e em diversos contextos, necessitar de atividade física. A prática de atividades sãofundamentais para seu desenvolvimento e é decisivo no processo de desenvolvimento e aprendizagem de habilidades motoras e capacidades físicas, seguindo um aperfeiçoamento quantitativo e qualitativo.
O estimulo no desenvolvimento motor da criança se faz necessário, movimentos estes que são: correr, galopar, saltitar, saltar sobre o mesmo pé, saltar horizontalmente e correr lateralmente rebater, quicar, receber, chutar, arremessar por sobre o ombro e rolar.
Dentro do desenvolvimento motor, focamos nosso estudo na fase motora especializada, sendo caracterizada pelo uso dos movimentos fundamentais e a combinação dos mesmos nas situações específicas de esporte, dança e atividades recreativas.
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO DESENVOLVIMENTO MOTOR
Todos nós estamos envolvidos no processo permanente de aprender a mover-se com controle e competência o chamado, processo do desenvolvimento motor. Podemos observar as diferenças no desenvolvimento de acordo com os fatores próprios o