RESUMO DE SOU SURDA E N O SABIA
DISCIPLINA: LIBRAS
“Sou surda e não sabia”
O filme é sobre relatos de Sandrine que conta sua história mostrando os seus problemas vividos desde a infância, ela fala sobre os métodos de aprendizagem ao qual foi exposta na tentativa de aprendizagem no mundo dos ouvintes seus pais eram ouvintes e devido a isto demoraram a perceber seu problema mas notavam que a mesma não era receptiva aos sons e com isso a mesmo foi várias vezes ao médico para ser diagnostica e depois de muitas idas constatou-se a surdez da mesma e naquela época não havia aparelhagem que constatasse a surdez precocemente logo após o nascimento e dai que veio a importância do mesmo, pois um diagnostico precoce pode ajudar muito no desenvolvimento da criança, porém os pais de Sandrine buscavam que a medicina tivessem a cura ou ajudasse a estabelecer uma comunicação e dai o hospital virou um segundo lar para ela pois la ela passou grande parte de sua infância.
A menina Sandrine cresceu sem saber que era surda. Ela sentia a festa dos pingos de chuva, o calor da chama que a aquecia, mas não sentia mais aquela relação de afeto que tinha com os pais quando ainda era um bebezinho. Mas foi se isolando aos poucos, pois ela via os pais se comunicarem e achava que falavam mentalmente e começou a tentar enviar mensagens mentais, mas percebeu que não eram recebidas. E seus pais insistiam na comunicação oral na comunicação com ela. Sandrine começou a frequentar a escola integrada. Lá só existiam alunos ouvintes e ela foi a única criança surda daquela escola. Não havia um tratamento diferenciado para ela, que não aprendia nada e cada vez mais se sentia isolada do mundo dos ouvintes. Ao final das aulas Sandrine via seus amigos, onde tinha um momento de diversão.
Sandrine chegou a usar aparelho auditivo, numa tentativa da chamada reabilitação social infantil da surdez. Sandrine percebeu que apesar do aparelho lhe permitir ouvir certos barulhos ela