DEFICIENTE AUDITIVO E A INCLUSÃO NO ENSINO REGULAR
RESUMO
Com a inclusão dos alunos com necessidades especiais em salas de aulas do ensino regular, o desafio do professor tem sido constante, requisitando do profissional empenho e dedicação. Este trabalho enfoca que o trabalhar em uma sala com diversidade significativa de alunos exige que o educador repense suas práticas pedagógicas para que todos seus alunos tenham um desenvolvimento igualitário. O objetivo geral deste estudo consiste em investigar estratégias e recursos na adaptação de atividades para alunos com deficiência auditiva em classes regulares. Esta pesquisa bibliográfica ressalta as dificuldades que o educador enfrenta em estar desenvolvendo atividades práticas para o aluno surdo, devido à falta de conhecimento relacionado à surdez. Com o intuito de auxiliá-los, foram investigadas e propostas algumas dicas para o desenvolvimento de atividades práticas.
Palavras-chave: Inclusão. Educação. Deficiente Auditivo
1. INTRODUÇÃO
Durante muito tempo lecionando em escolas públicas e atuando como professora de artes pude sentir as muitas dificuldades que os educadores da sala de aula comum enfrentam quando deparam com alunos surdos. Ao passar por essa experiência com um aluno surdo, eu não sabia como envolvê-lo nas atividades pedagógicas de forma que ele entendesse, visto que nem se quer conseguia comunicar de forma adequada para que ele me entendesse.
A frustração e meu despreparo fizeram com que revisse minhas práticas pedagógicas, entendendo que meu trabalho não estava sendo realizado de forma correta, pois não estava conseguindo alcançar meus objetivos de fazer com que o aluno surdo entendesse e realizasse as atividades como os demais.
Através dessa experiência, surgiu o interesse de fazer um curso de Educação Especial Educação Inclusiva e, mais especificamente, pesquisar sobre o assunto relacionado à deficiência auditiva. Essa intenção teve o intuito de poder auxiliar alunos com surdez a