Resumo de rochas
Resumos de Rochas
Rochas ígneas ou magmáticas
Rochas ígneas são formadas pelo resfriamento do magma vindo do interior da terra, o que pode ocorrer na superfície ou no interior da crosta terrestre. De acordo com o local de resfriamento, estas rochas são classificadas como intrusivas ou extrusivas.
Rochas ígneas intrusivas ou plutônicas são aquelas em que o magma se solidifica no interior da crosta terrestre. O processo de resfriamento é lento, formando assim materiais cristalinos geralmente de granulação grossa e de formas definidas, seus minerais podem ser vistos a olho nu como o exemplo dos granitos. Rochas plutônicas tem resistências altas devido a homogeneidade dos corpos rochosos e forte coesão de seus constituintes minerais e granulação mais grossa.
Rochas extrusivas ou vulcânicas são formadas na superfície terrestre pelo extravasamento de magma (lava) que resulta em um material vítreo ou cristalino de granulação fina. Nestas não é possível identificar minerais devido ao resfriamento rápido.
As rochas ígneas são classificadas de acordo com os minerais que as compõe. As várias texturas ígneas resultam dos diferentes padrões de arrefecimento enquanto que a composição mineral de uma rocha ígnea depende dos componentes do magma inicial e do ambiente de cristalização. A classificação química utilizada em especial para rochas vulcânicas está baseada no conteúdo de sílica, incorporado na estrutura dos minerais.
Rochas vulcânicas e plutônicas serão classificadas em ácidas, intermediárias, básicas e ultrabásicas. Rochas com mais sílicas serão mais claras, com menos serão escuras chamadas de básicas. Rochas ácidas têm maior teor de sílica sendo mais claras.
Rochas Sedimentares
As rochas sedimentares são formadas a partir de diversos minerais, que são desintegrados pela ação intempérica de qualquer tipo de rocha (ígneas, metamórficas ou sedimentares). O processo de formação ocorre basicamente a partir de quatro etapas:
1º) Ação do