Resumo de Revoltas 8º ano
Revolta dos Malês:
Ocorrida em 1835 na Bahia, a Revolta dos Malês contava com escravos de diversos cargos, como remadores, domésticos, pedreiros, sapateiros, alfaiates, ferreiros, entre outros. Teve esse nome pois foi liderada por escravos de regiões africanas onde se pregava o islamismo; seu objetivo era não só acabar com a escravatura, pois tinham objetivos de tomada de governo e de erradicação do catolicismo.
Cabanagem:
Ocorrida no Grão-Pará de 1835 até 1840, a Cabanagem era constituída por homens pobres, como negros, índios e mestiços que viviam em intensa situação de fome e miséria que normalmente moravam em cabanas perto de rios. Eles insistiam a melhor distribuição de terras, abolição da escravatura e separação do Império do Brasil, tendo certo sucesso, pois conseguiu deixa-lo separado por 9 meses.
Balaiada:
Aconteceu de 1838 até 1841 na província de Maranhão durante o período Regencial; a Balaiada contava com uma ampla população escrava, além de uma grande quantidade de trabalhadores livres, a maioria vaqueiros. Eles reivindicações: a expulsão dos portugueses, deposição do presidente e abolição da escravatura.
Sabinada:
Ela ocorreu na Bahia, de 1837 até 1838, contando com a camadas das classes médias Baianas. Ela reivindicava a separação da Bahia do Brasil, contando com Francisco Sabino como seu líder.
Farroupilha:
Ela aconteceu no Rio Grande do Sul, de 1835 até 1840, a Farroupilha é diferenciada das outras revoluções da época, pois era formada pela elite Rio-Grandense, mas também contava com massas, incluindo negros libertos e escravos foragidos. Seu objetivo era aumentar o imposto do charque (carne-seca) e outros produtos vindos da Argentina e Paraguai, pois concorriam com os produtos do Rio Grande do Sul.