AEMASUL Artigo De Anna
2506 palavras
11 páginas
Autarquia Educacional da Mata Sul - AEMASULFaculdade de Formação de Professores da Mata Sul – FAMASUL
Departamento de História – Licenciatura em História – 8º Período
identificação do Texto
MARSON, Andrade Izabel: Revolução Praieira Resistência Liberal à Hegemonia Conservadora em Pernambuco e no Império: Editora Perseu Abramo. Temas: História do Brasil.
LIRA, Anna Carolina Sousa de Araújo. A História da Revolução Praieira entre os Anos de 1848 a 1850 – Total de 41 folhas. Artigo do Curso de História – Autarquia Educacional da Mata Sul – Aemasul - Palmares, 2013.
RESUMO
O presente estudo objetivou discutir a historicidade da revolução praieira constituída a caráter liberal e federalista ocorrida na província de Pernambuco entre os anos de 1848 e 1850. Esta foi à última revolta ocorrida durante o Brasil Império, ela ganhou o nome de praieira, pois a sede do jornal comandados pelos liberais revoltosos ( chamados de praieiros) estava localizado na Rua da Praia. As revoltas e reivindicações por parte dos políticos liberais revoltosos ganharam o apóio de várias camadas da população principalmente da camada mais pobre, que por sua vez viviam oprimidos e sofriam com as péssimas condições sociais. Durante esta revolta foi imprescindível destacar que os praieiros chegaram a tomar a cidade de Olinda. Em 1 de janeiro de 1849, divulgam o manifesto ao Mundo , onde os praieiros reivindicavam por independência , voto livre, liberdade, entre outras condições que por sua vez, se deu o fim da revolta.
Palavras-chave: Revoluções Praieira, Revolta e Reivindicações, Democratas, Províncias.
LIRA, Anna Carolina Sousa Araújo. The History of the Revolution Praieira between the Years 1848 to 1850 - Total of 41 sheets. Article of the Course of History - Local Authority Educational Forest South - Aemasul - Palmares, 2013.
ABSTRACT
This study discusses the