periodo regencial
História
PERÍODO REGENCIAL: A UNIDADE AMEAÇADA E BRASIL DE 1945 A 1964: TENTATIVA DE REDEMOCRATIZAÇÃO
ROLIM DE MOURA 2014
PAPER DE ESTÁGIO
Período regencial: A unidade ameaçada e Brasil de 1945 a 1964: tentativa de redemocratização1
Uilson Manoel da Silva2
RESUMO O presente trabalho tem por objetivo relatar sobre o desenvolvimento do estágio, destacando a importância do mesmo na formação do futuro docente através do convívio com o ambiente escolar. O texto apresenta também as diversas situações vividas em sala de aula bem como os conteúdos trabalhados durante o desenvolvimento do processo de observação e regência e as conclusões a que o autor pode chegar ao final do período de atividades.
PALAVRAS CHAVE professor, metodologias, observação, regência.
INTRODUÇÃO
O estagio é um momento em que o aluno tem a oportunidade de conviver com o ambiente escolar e também aplicar os conhecimentos adquiridos durante as aulas na faculdade. Os temas que serão abordados durante o estagio são: Período regencial: A unidade ameaçada e Brasil de 1945 a 1964: tentativa de redemocratização.
O tema abordado surgiu em decorrência do conteúdo do livro didático e por estar na sequencia do plano de trabalho do professor.
Os objetivos que se pretende atingir com os temas são: Levar ao conhecimento dos alunos os aspectos referentes ao período regencial (1831-1840) destacando a atuação dos governantes no sentido de manter a unidade nacional ameaçada por constantes rebeliões que ameaçavam dividir o país. Entender o processo histórico do período regencial. Identificar grupos políticos que entraram em choque pelo poder. Analisar as revoltas desencadeadas no Brasil no período regencial. Além disso, pretende-se também levar ao conhecimento dos alunos aspectos da situação politica e econômica do Brasil após o fim da Era Vargas e a tentativa de redemocratização do país no período de 1945 a