Resumo de psicologia
Nesse capítulo do livro onde fala sobre os afetos, podemos ver que o afeto é subjetivo e podemos dividi-los em sentimentos e emoções porem ambos são muito importante para a avaliação clínica.
- Emoção: estado agudo e transitório. Exemplo: a ira
-Sentimento: estado mais atenuado e durável. Exemplo: a gratidão, a antipatia. Ainda temos os vínculos amorosos, onde ele se desenvolve desde a vida intrauterina e a partir do vínculo que mantem com a mãe e depois com os cuidadores próximos.
E chegamos assim, a uma idade em que nos vinculamos a muitas outras e nos apaixonamos. Esse amores da vida adulta também foram estudados.
Capitulo 23: Saúde mental ou doença mental: A questão da normalidade.
As doenças mentais assim como as outras doenças tem seus fatores desencadeantes. Um dos fatores que pode levar o indivíduo a desenvolver a loucura ou neuroses, seria o sofrimento severo como por exemplo a perda de um ente querido.
Temos que saber interpretar o que é patológico e o que é normalidade, alguns séculos passados a loucura era tratada como bruxaria e essas pessoas era afastada ou até mesmo mortas.
Sempre que falamos de doenças esperamos a cura, no caso de doenças mentais, varia conforme a teoria ou modelo explicativo usado como referencial e pode ser tratada com medicamentos, eletrochoques, nas internações e na psicoterapia.
Referências bibliográficas:
Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia, Ana Mercedes Bahia Bock,Odair Furtado, Maria de Lourdes Trassi Teixeira. Saraiva, São Paulo 2009.
Faculdade Anhanguera Educacional
Psicologia
Psicologia da vida afetiva
Saude metal ou doença mental:
A questão da normalidade
Luana Oliveira- 6637283345
Vitor Hugo Santos- 6654382135
Profª Ms. Ana Paula Carmargo
Bauru