resumo de positivismo e socialismo
Capitulo 3. Antecedentes históricos do conceito da cultura.
A primeira definição de cultura se deu por Edward Tylor, ele fez uma síntese das palavras de origem Alemã Kultur e Civilization de origem francesa, ambos os termos deram origem ao vocábulo Inglês Culture com amplo sentido etnográfico.
A cultura inclui conhecimento em crenças, leis, costumes, e ate mesmo hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade.
Acultura e adquirida através do aprendizado diferente da ideia de aquisição inata através de um mecanismo Biológico.
No ponto de vista de John Locke ao escrever Ensaio acerca do entendimento humano, assume o comportamento dos indivíduos dizendo que a formação de seu eu depende de um aprendizado que ele chama de Endocultural.
Já marvim Harris Expressa às implicações de Locke “Nenhuma ordem social é baseadas em verdade inatas, uma mudança no ambiente resulta numa mudança de comportamento.”.
Para Turgot O homem é capaz assegurar a retenção de suas ideias eruditas, comunica-las para outros homens e transmiti-las para seus descendentes como uma herança sempre crescente. (O grifo é nosso).
Jean Jacques Rousseau, em seu Discurso sobre a origem e o estabelecimento da desigualdade entre os homens, seguiu os passos de Locke e de Turgot ao atribuir grande papel a educação, chegando ao exagero de acreditar que esse processo teria a possibilidade de completar a transição entre os grandes macacos (chipanzés, gorilas e orangotangos) e os homens.
E Kroeber foi o pensador que ajudou na aceitação no conceito de CULTURA ADOTADO POR Tylor quando escreveu “a maior realização da Antropologia na primeira metade do século XX foi a ampliação e a clarificação do conceito Cultura”. Coube a eles afastar o que é Natural inato, do Cultural.
Síntese do capitulo 3.
No terceiro capitulo, o autor começa a discorrer da historicidade do conceito de Cultura, dando continuidade após ter se referido à diferenciação dos seres