Resumo de plano de negócios
Em 2008, pesquisa realizada pelo Global Entrepreneurship Monitor (GEM) mostrou que estamos na 13ª posição do ranking mundial de empreendedorismo, com uma média de 12 a cada 100 brasileiros realizando alguma atividade empreendedora.
Porém, dizer que somos empreendedores não quer dizer que sejamos inovadores. Ser inovador é o que causará o diferencial no mercado que se quer atuar mesmo se o mesmo estiver saturado, causando impacto significante.
Para iniciar o negócio precisamos então, como já citado acima, ter um diferencial ou um serviço inovador a oferecer para os nossos clientes, que são o foco no negócio, e exigirão preço, prazo qualidade com excelência, assim como nós também exigiremos de nossos fornecedores, se acaso a necessidade exigir. Logo, e com semelhante importância para o negócio é a avaliação financeira, onde será feita a análise de investimentos (recursos monetários) para a fixação e realização do novo negócio.
Falando em investimento, é preciso interagir com órgãos ou instituições financeiras que possam ajudar no patrocínio do novo negócio, com empréstimos e facilitações na forma de pagamentos de seus gastos e coberturas.
As dificuldades têm que ser combatidas com gradativamente com gestão e eficiência, eliminando também a sensação de que existem coisas demais à fazer e pouco tempo para realizá-las, terceirizando as informações com cuidado para que o processo não seja atropelado e para que dentro de seu negócio não haja conflitos entre gestões/funcionários ou algo do tipo, compreendendo a necessidade individual como um todo.
Seguindo os métodos básicos de planejamento citados acima,