Resumo de ospf
RID: Router ID. É um número de 32 bits, escrito da mesma forma que um endereço IP, utilizado para identificar um roteador aos seus vizinhos OSPF. Para encontrar seu RID, um roteador Cisco utiliza o seguinte processo: 1. Se o subcomando OSPF router-id estiver configurado, esse valor é utilizado como RID. 2. Se qualquer interface loopback tiver um endereço IP configurado e tiver um status up/up, o roteador escolhe o endereço IP mais alto entre as interfaces loopback em up/up. 3. O roteador escolhe o endereço IP mais alto a partir de todas as interfaces operantes (up/up). Interfaces loopback sempre estão up/up, a não ser que o comando shutdown seja usado. O OSPF pode ser reiniciado com o comando:
#clear ip ospf process
O uso deste comando pode provocar a alteração do RID, mas dependendo das circunstâncias, o IOS pode ainda assim não alterar o RID até que o IOS seja recarregado.
Hello - Uma mensagem Hello segue o cabeçalho do pacote IP, com o tipo 89 do protocolo do pacote IP. - Os pacotes Hello são enviados ao endereço IP multicast 224.0.0.5, que é um endereço IP multicast para todos os roteadores que executam o OSPF. - Os roteadores OSPF ficam à escuta de pacotes enviados ao endereço IP multicast 224.0.0.5, em parte esperando receber pacotes Hello e ficar sabendo sobre novos vizinhos. - Uma mensagem Hello inclui o RID do roteador de envio, o ID da área OSPF, o intervalo Hello, o intervalo morto (dead interval), a prioridade do roteador, o RID do DR, o RID do BDR e uma lista de vizinhos que o roteador de envio já conhece na sub-rede.
Os seguintes pontos devem ser combinados para que dois roteadores se tornem vizinhos: - A máscara de sub-rede utilizada na sub-rede. - O número de sub-rede - O intervalo Hello (Hello timer) - O intervalo morto (dead interval) - O ID de área OSPF - Devem ser aprovados nas verificações de autenticação (se utilizadas)
Estados entre vizinhos: - Down: Um vizinho conhecido não mais