resumo OSPF
Tipos de Trafego:
-------------------
Intra-area traffic:
-------------------
- consiste de pacotes que são passados entre roteadores de dentro de uma mesma área. Suas rotas geradas são precedidas pela letra "O" na tabela de roteamento, e são chamadas de "Intra-area routes".
-------------------
Inter-area traffic:
-------------------
- consiste de pacotes que são passados entre roteadores de diferentes áreas. Suas rotas recebidas são precedidas pela letra "O IA" na tabela de roteamento, e são chamadas de "inter-area routes" ou "summary-routes".
-----------------
External traffic:
-----------------
- consiste de pacotes que são passados entre um roteador de dentro de um dominio OSPF e um roteador de um outro dominio oSPF ou outro tipo de roteamento. Suas rotas geradas são precedidas pelas letras "O E1" ou "O E2", tabela de roteamento, e são chamadas de "External-routes". * E1: É a soma do custo externo com o custo interno usado para atingir aquela rota.
* E2: É sempre o custo externo sem utilizar o custo inerno para atingir aquela rota.
-----
OBS.:
-----
- Quando temos múltiplas rotas para um mesmo destino, o critério de desempate em uma rede OSPF obedece a seguinte ordem: intra-area, inter-area, external E1, external E2.
- A rota externa com E1 é preferida com relação a E2, para um mesmo destino, porém o tipo padrão é o tipo E2.
Tipos de Roteadores:
-----------------
Internal Routers:
-----------------
- Aqueles cujas interfaces pertencem a um mesma área. Esses roteadores possuem um único banco de dados de estados de links referente à área em que eles estão situados. Enviam (fazem um flooding) anúncios de links, informando os links que estão atachados a ele.
----------------------------
Area Border Routers (ABR's):
----------------------------
- Conectam uma ou mais áreas ao backbone e agem como um gateway para o tráfego intra-area. Um ABR sempre tem pelo menos uma interface que pertence ao