Pesquisa
OSPF - Open Shortest Path First
São Paulo
2009
Índice:
Introdução…………………………………………………………………………4
Protocol OSPF - Open Shortest Path First………………………………….4
Características.............................................................................................4
Implementando o OSPF..............................................................................5
Conclusão....................................................................................................10
Resumo
Com o crescimento da internet, crescem também as quantidades de roteadores ligados em pequenas, medias e grandes redes. Para que todos esses roteadores se comuniquem, é preciso um bom protocolo.
1. Introdução Com o crescimento da internet e a criação de pequenas, medias e grande redes querendo se comunicar fica difícil se não tiver um protocolo que suporte. Por algum tempo, o protocolo RIP suportou a demanda, mas com suas limitações, suportando poucos roteadores, foi criado outro para suportar grandes quantidades. Graças ao novo protocolo, grande, media e pequenas empresas do mundo conseguem se comunicar.
2. Protocol OSPF - Open Shortest Path First O OSPF é um protocolo de roteamento que trabalha com endereçamento de IP. Criado para suporta grande redes, ele é um dos protocolos mais utilizados, até mesmo em rede pequena. O principio de roteamento é simples. Cada router contêm dados dos links da rede. Cada entrada da tabela de roteamento contém um identificador de interface, um número do link e uma distância ou custo. Com todas essas informações, cada nó possui uma visão da topologia da rede e pode, dessa forma, descobrir sozinho qual é a melhor rota para um dado destino.
3. Características
O protocolo OSPF possui duas caracteriza. O OSPF é aberto, suas