Resumo de metodologia do trabalho científico
Resumo do primeiro capítulo do livro Metodologia do Trabalho Científico Teoria e Prática da Professora Dinalva Melo com vistas à evolução do conhecimento em Trabalhos Acadêmicos, apresentado ao Prof. Fabiano Mesquita, Turma ADS-12, do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da FATENE - SUDEP.
Faculdade de Tecnologia do Nordeste
Fortaleza, Ce. — Março de 2012
O livro: Metodologia do trabalho cientifico, teoria e pratica, da Professora Dinalva Melo do Nascimento é um livro bastante conceituado no meio acadêmico por contemplar de forma bem didática, todo o conteúdo necessário para disciplina de MTC, dividido em quatro capítulos com subdivisões dos mesmos.
O primeiro capítulo, no qual este resumo deve se ater, traz como título, Da filosofia à metodologia, dividido em subtítulos que detalham o assunto abordado. 1.1 A busca do conhecimento – O homem, ser capaz de reter suas experiências usa tal capacidade, diferenciando dos demais seres, gerando conhecimentos a partir de questionamentos a cerca do que lhe é perceptível, assim, fica clara a possibilidade de o homem adquirir conhecimentos porquanto pode aprender a pesquisar.
Sobre a possibilidade do conhecimento humano há três teorias:
- Dogmatismo
- Ceticismo
- Relativismo
O homem determina a existência das coisas e seu possível conhecimento de acordo com os acontecimentos históricos e suas conveniências pessoais assim como o predomínio da razão. O empirismo posiciona-se como relevante para a efetivação da ciência moderna que brota. A razão vem para organizar os dados adquiridos através dos sentidos. Já o apriorismo e o intelectualismo vêm conciliar o racionalismo e o empirismo que se digladiam. 1.2. As diversas formas de expressão do conhecimento – De todos os seres o homem se destaca como o único a produzir experiências que permitem