Resumo de Metodologia Cient fica
Introdução
O acesso ao conhecimento evolui a grandes passos, voltados anteriormente à formação profissional para ingresso no mercado de trabalho, os cursos superiores, hoje, respondem a múltiplas demandas do governo e da sociedade de nosso tempo, e os cursos de pós-graduação exploram praticamente todas as áreas do conhecimento. Multiplica-se, igualmente, a vários institutos de educação e pesquisa.
1 - O Histórico do método científico
Não é de hoje que a ciência vem sendo cada vez mais eficaz e promissora isto devido as descobertas ocasionais, nas primeiras etapas e de pesquisas cada vez mais eficazes. Os homens de cada período histórico assimilam os resultados científicos das gerações anteriores ampliando aspectos novos. Diante todos os sentidos o multável e o fixo, o comprovado e o estabelecido somente o posterior é acumulativo.
Aquilo que constitui a ciência e de fato transitório como certas hipóteses e teorias que se perdem no tempo. Isso porque cada época se elabora suas teorias e estudos em meio ao seu nível de evolução em que se encontra, substituindo as antigas que passam a ser considerada como superadas.
Devido o melhor desenvolvimento e aperfeiçoamento de técnicas de ordem prática não só isso mais também como fatos empíricos e leis entre outras permitiu que a ciência chegasse até o nível atual em e relativamente recente.
No entanto desde o início da humanidade já se encontravam traços rudimentares de conhecimento e de técnicas que construíram a futura ciência.
A revolução científica ocorreu nos séc. XVI e XVII não surgiu porém do acaso. Aos poucos, o método experimental foi aperfeiçoado e passou a ser aplicado em novos setores. Desenvolveu-se o estuda da química e da biologia e, no século XVIII, surgiu um conhecimento mais objetivo da estrutura e das funções dos organismos vivos. Surgiram novos dados relativos à evolução, ao átomo, à luz, à eletricidade, ao magnetismo, à energia. Por fim, no século XX, a ciência, com seus métodos