Resumo De Mercado De Capitais
2 - Explique o efeito multiplicador da moeda escritural.
Suponhamos que para cada depósito feito por uma pessoa num banco, este banco deva reservar 50% do dinheiro, e só possa emprestar os outros 50%. Nesse caso, B só pode tomar 50 dinheiros de empréstimo, e C só pode tomar 25 dinheiros, e assim sucessivamente, até que o valor que poderá ser emprestado é menor que 1 dinheiro, e assim não pode mais ser depositado ou emprestado. Nesse caso, a multiplicação da moeda não é infinita e pode ser controlada através da variação desta porcentagem.
Essa "reserva" de dinheiro é o depósito compulsório. Os Bancos Centrais obrigam a cada banco que uma parcela do dinheiro que eles captam em depósitos seja depositado junto ao Banco Central. Esta parcela é usada para que o Banco Central tenha um controle da quantidade de moeda que existe na economia do país, seja na forma de papel moeda, seja na forma de moeda escritural, e assim poder controlar o poder de compra e a liquidez da moeda.
3 - Qual a importância do depósito compulsório no âmbito da política monetária?
A importância do depósito compulsório é evitar a multiplicação da moeda no mercado, já que os depósitos feitos por um cliente em um banco são usados como empréstimo para outros clientes.
4- Qual a importância da intermediação financeira para o sistema econômico?
A intermediação financeira é uma atividade regulamentada. Ou seja a intermediação financeira é necessária para resgatar o equilíbrio