Resumo de mercado de capitais
* Operações de Mercado de Capitais – são de prazo médio, longo ou indeterminado, envolvendo títulos representativos do capital das empresas e de operações de crédito sem intermediação financeira.
* Mercado cambial – inclui operações de troca de moeda de um país pela de outro, de acordo com a necessidade da prática de comércio internacional.
* Mercado de Capitais – faz a ligação entre investidores e carentes de recursos de longo prazo. É constituído pelas instituições financeiras não bancárias, instituições componentes do sistema de poupança e empréstimo (SBPE) e outras instituições auxiliares.
Principais papéis negociados no mercado de capitais:
* Ações – representam a menor parcela (fração) do capital social de uma sociedade anônima. São valores negociáveis e distribuídos aos acionistas de acordo com a participação monetária efetuada. De acordo com o estatuto da companhia, podem ser emitidas sem valor nominal (com o preço de emissão definido pelos sócios fundadores) ou com valor nominal (com todas as ações com o valor idêntico).
Quanto à natureza dos direitos as ações podem ser:
* Ordinárias – com principal característica o direito de voto, decidindo o destino da sociedade. Os acionistas ordinários recebem os dividendos obrigatórios previstos em lei ou de acordo com e estatuto da companhia, o que for maior. * Preferenciais – caracterizam-se pela preferência no recebimento dos dividendos, que tem uma fixação de valor mínimo para seu pagamento; em caso de liquidação da sociedade tem preferência no reembolso do capital; tem todas essas vantagens acumulativas. Não tem direito à voto. * De gozo ou Fruição – ações cujo valor equivale ao que o