resumo we aulas mercado de capitais 4 semestre
A disciplina de Mercado Financeiro e de Capitais tem a finalidade de proporcionar aos alunos a oportunidade de compreender e entender o Sistema Financeiro Nacional, as políticas que interferem no Mercado Financeiro, os Ativos Financeiros, e os Mercados de Ações, Bancário e os Derivativos
Objetivos:
Entender o funcionamento do Sistema Financeiro Nacional e a formação dos fluxos de fundos entre agentes tomadores e aplicadores de recursos.
Perceber como a Política Monetária, Fiscal e Cambial é utilizada e qual a influência que exercem sobre o mercado financeiro.
Conhecer os tipos de produtos financeiros disponíveis no mercado financeiro e suas avaliações e operações no mercado.
Aprender o funcionamento do mercado bancário, o processo das intermediações financeiras e suas operações.
Compreender o funcionamento do mercado de ações, seus conceitos gerais, formas de negociações, tipos de ações e de mercados.
Entender o funcionamento dos produtos derivativos, os tipos de negociações e outros aspectos mercadológicos e fiscais.
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
Para iniciarmos o nosso estudo nesse tema é muito importante compreender e entender o funcionamento do Sistema Financeiro Nacional (SFN) que abrange um conjunto de instituições financeiras. De acordo com Fortuna (2011), o SFN procura proporcionar condições entre os fluxos de recursos satisfatórios entre os poupadores e investidores. Com base nesse objetivo, quando nós investimos ou poupamos dinheiro através de instituições financeiras estamos ligados ao Sistema Financeiro Nacional. São estes agentes que permitem o crescimento econômico do país, bem como, permitem a elevação ou diminuição das taxas para os investidores, bem como para os poupadores. Antes de iniciar esse assunto, um conceito importante são os agentes superavitários, ou seja, que geram excedentes aos que consomem (poupadores) e os agentes que estão na posição inversa que são chamados de