BEHAVIORISMO

5005 palavras 21 páginas
RESUMO

Este trabalho visa estudar o behaviorismo, que surgiu com John B. Watson, cujo objeto de estudo é o comportamento observável. O behaviorismo recebeu as influências da Filosofia de René Descartes e Auguste Comte, bem como da psicologia animal influenciada pela Teoria da Evolução de Charles Darwin. Vários fisiologistas, utilizando a vivisseção nos experimentos com animais, labirintos para o treinamento de cães e gatos, e condicionamentos, desenvolveram várias teorias. O behaviorismo foi um movimento de forte oposição às escolas anteriores da Psicologia, sobretudo no que se refere à mente e trouxe enormes contribuições aos métodos objetivos e científicos utilizados até hoje e à aplicação da Psicologia americana no campo da aprendizagem.

Palavras-chave: Behaviorismo. Psicologia. Influências.

1. INTRODUÇÃO

O behaviorismo surgiu com John Broadus Watson, na segunda década do século XX, como um protesto à Psicologia de Wundt e Titchener. O objeto de estudo do behaviorismo é o comportamento observável; os comportamentalistas desprezam o método subjetivista, porque, para eles, a consciência não pode ser vista ou detectada. O behaviorismo, escola racionalista, mecanicista e positivista, recebeu as influências da Filosofia de Descartes, pai do racionalismo moderno e de Comte, que elaborou uma síntese do conhecimento científico.
A psicologia animal, resultado da teoria evolucionista de Charles Darwin, influenciou diretamente o behaviorismo. No início do século XX, ainda não havia restrições à vivissecção, por isso, foram feitos muitos experimentos com animais, utilizando técnicas de lesão ou extirpação de órgãos. Hans foi um cavalo muito famoso na história da psicologia animal. Ele foi condicionado pelo seu dono a, aparentemente, somar, subtrair, ler, identificar objetos etc. Edward Lee Thorndike utilizou labirintos para treinar cães e gatos, através da aprendizagem por tentativa e erro e elaborou a Lei do Efeito e a

Relacionados