Monografia Final
INTRODUÇÃO...................................................................................
1.MODA
1.1 MODA NO BRASIL
1.2 MODA, PERSONALIDADE E ESTILO
1.3 COMUNICAÇÃO ATRAVÉS DA MODA
2. O QUE É CONSUMO
2.1 CONSUMO DE MODA E SUA SIMBOLOGIA
2.2 REPRESENTAÇÃO DAS MARCAS
3.ENTENDENDO O PENSAMENTO DO CONSUMIDOR
3.1 MANIPULAÇÃO DO CONSUMIDOR
3.2 O PORQUÊ DO CONSUMIR
3.3 DESEJOS GERADOS PELAS CAMPANHAS DE MODA
3.4 SER X TER
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
Introdução
Em nossa sociedade atual, entender de moda passa a ser necessidade básica, seja para aprimorar sua aparência ou apenas afirmar sua posição social. Compreender o sentido da moda deixou de ser futilidade, e pessoas que tentam aprender a usar a moda a seu favor deixaram de ser categorizadas pejorativamente com status de fúteis, ou com preocupações desnecessárias com beleza e glamour.
Passo então a destacar que moda, como podemos perceber, não é mais ditada apenas por estilistas ou estudiosos do assunto. Há, agora, uma mistura indissolúvel de vida e moda, mesclando Arte e História, recriando e sendo recriada pela cultura que a cerca.
A moda, como fenômeno, deve então ser estudada, para prever o gosto do consumidor, uma vez que este gosto está intimamente ligado ao grupo social que ele pertence e a interação deste indivíduo em seu grupo social. É fundamental entender a dinâmica entre o indivíduo e a cultura que o cerca para prever seus gostos e seu interesse de consumo.
Atualmente existe todo um mercado voltado à pesquisa e produção massiva de moda.
O mercado global da moda é um segmento que está sempre cercado por mudanças e novidades, independente de época ou lugar. O vestuário sempre foi o diferenciador social, uma espécie de retrato de uma comunidade ou classe. Segundo Feghalli (2001, p.37) a roupa pode revelar o perfil de uma pessoa.
A constante renovação da moda resulta de fato numa cadeia de valor economicamente muito importante à escala mundial. Pode-se mesmo afirmar que a