Cancer
Como geralmente não se conhece a causa da leucemia, o tratamento tem o objetivo de destruir as células leucêmicas, para que a medula óssea volte a produzir células normais. O grande progresso para obter cura total da leucemia foi conseguido com a associação de medicamentos (poliquimoterapia), controle das complicações infecciosas e hemorrágicas e prevenção ou combate da doença no sistema nervoso central (cérebro e medula espinhal).
Para alguns casos, é indicado o transplante de medula óssea. O tratamento é feito em várias fases. A primeira tem a finalidade de atingir a remissão completa, ou seja, um estado de aparente normalidade que se obtém após a poliquimioterapia. Esse resultado é conseguido entre um e dois meses após o início do tratamento quando os exames não mais evidenciam células leucêmicas. Isso ocorre quando os exames de sangue e da medula óssea e o exame físico não demonstram mais anormalidades.
FONTES E REFERENCIAS: http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/home/leucemia Ministério da Saúde http://www.minhavida.com.br/saude/temas/leucemia SABENDO UM POUCO MAIS
O QUE É CÂNCER?
Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se para outras regiões do corpo.
Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores. Por outro lado, um tumor benigno significa simplesmente uma massa localizada de células que se multiplicam vagarosamente e se assemelham ao seu tecido original, raramente constituindo um risco de vida. Os diferentes tipos de câncer correspondem aos vários tipos de células do corpo.
TIPOS MAIS COMUNS NO BRASIL
Câncer de boca; colo do útero; estomago; leucemia.
Mais comuns entre homens
Câncer de pulmão; câncer de próstata; câncer do colo retal.
MAIS COMUNS ENTRE AS MULHERES
Câncer de mama; câncer de tireoide; câncer de colo de