resumo de leitura gardner
GARDNER, Howard. Estruturas da Mente: a Teoria das Inteligências Múltiplas. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1994.
"REPRESENTANDO ESTRUTURAS DA MENTE"
IX - O livro surge de um manuscrito original de 1983. "Ao escrever Estruturas da Mente busquei ultrapassar a noção comum da inteligência como uma capacidade ou potencial geral que cada ser humano possui em maior ou menor extensão. Ao mesmo tempo, questionei também a suposição de que a inteligência, , independentemente de quão definida esteja, possa ser medida por instrumentos verbais padronizados como testes de respostas curtas realizados com papel e lápis". Em seguida, após exemplificar alguns dos inúmeros campos de atuação humana, tais como a prática da caça, da pesca, da liderança, das artes, dos esportes, entre outros. menciona que:
"A meu ver, para abarcar adequadamente o campo da cognição humana é necessário incluir um conjunto muito mais amplo e mais universal de competências do que comumente se considerou. E é necessário permanecermos abertos à possibilidade de que muitas - se não a maioria - destas competências não se prestam a medições através de métodos verbais padronizados, os quais baseiam-se pesadamente numa combinação de habilidades lógicas e linguísticas" (IX, X).
Depois de levantar essas formulações a respeito da concepção de inteligência vigente àquela época, o autor afirma:
"Com estas considerações em mente, formulei uma definição do que chamo de uma 'inteligência'. Uma inteligência é a capacidade de resolver problemas ou de criar produtos que sejam valorizados dentro de um ou mais cenários culturais" (X).
Com base em evidências biológicas e antropológicas o autor estabelece oito critérios distintos relacionados a uma inteligência, além de sete competências humanas que preenchem esses critérios. O autor argumenta ainda em favor de que "as inteligências se desenvolvem" "e podem se desenvolver" dentro de determinada cultura e que as mesmas podem ser aplicadas