seduc mt
A Linguagem na Educação Infantil, o papel da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) no apoio aos municípios na elaboração das políticas para Educação Infantil, assim como o currículo, foram alguns dos temas debatidos durante reunião do Fórum Matogrossense de Educação Infantil, realizado nesta sexta-feira (14). O encontro, organizado pelo Fórum Estadual Matogrossense de Educação Infantil reuniu cerca de 70 educadores no auditório da Seduc.
Apesar da responsabilidade administrativa e financeira da Educação Infantil ser competência dos municípios, o Estado se empenha para fornecer o apoio necessário ao atendimento das crianças. Para tanto, trabalha na construção de um documento detalhando a Política Pública Estadual de Educação Infantil.
“O processo se dará de forma democrática, participativa, envolvendo os educadores municipais, assim como os formadores dos Cefapros, os Conselhos de Educação e as Secretarias Municipais. As especificidades precisam ser contempladas, temos as escolas do campo, as escolas indígenas, as diversidades nas escolas do campo e urbanas”, pontua a presidente do Fórum, professora doutora Jacqueline Pasuch, que também atua como consultora na elaboração da proposta.
Para a formatação desse documento balizador, uma série de instrumentos de pesquisas serão aplicados. “Por meio desse instrumento vamos saber dos municípios como o processo se dá e quais as fragilidades, e ainda, como o Estado pode contribuir para todos”. A perspectiva é a de que no mês de novembro, quando Cuiabá sediará o 30ª Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (MIEIB) , o documento esteja pronto.
Zoraíde Ursino, integrante do Núcleo de Educação Infantil, ligado à Superintendência de Educação Básica (SUEB), ressalta que as dificuldades para garantir o cumprimento de um direito ainda existem. Pontua quanto a falta de compreensão de que a educação infantil é um direito da criança e não se trata de