Resumo Gerenciamento de Aquisições em Projetos
O ambiente globalizado, cada vez mais competitivo e especializado em que as organizações se encontram, faz com que as atividades de aquisição de produtos e serviços ocorram com mais freqüência e naturalidade, mesmos nas organizações mais conservadoras.
Assim, para que os projetos tenham qualidade, custos e prazos adequados; a necessidade de gerenciamento de aquisições torna se fundamental e necessário. Aquisições mal conduzidas geram resultados negativos tanto para a empresa compradora como para o fornecedor, especialmente no que diz respeito a prazos, orçamentos e qualidade. A insatisfação de qualquer parte traz como efeito medidas judicial para atendimento de seus interesses e direitos.
Em projetos, assim que é decidido contratar parte do escopo, o controle e resultados desta parte do escopo não pertence mais a equipe do projeto; mas sim do sucesso dos fornecedores em atender dentro dos requisitos estabelecidos assumindo assim todos os riscos inerentes a esta contratação.
O gerenciamento das aquisições em um projeto inicia com a decisão de contratar ou não um produto, serviço ou resultado necessário para atendimento do escopo do projeto. É possível contratar um pacote de trabalho inteiro como um treinamento completo (material, local, recursos, consultor, material didático, etc.), por exemplo, ou contratar apenas um recurso necessário para complementação do pacote de trabalho em questão, por exemplo, contratar apenas o local onde o treinamento será realizado.
Após decidir o que contratar, deve se especificar o produto, serviço ou resultado de forma que os fornecedores potenciais tenham condições de compreender a real necessidade e assim apresentar propostas bem elaboradas para fornecimento da parte contratada. As especificações devem ser inseridas na declaração de trabalho.
Para divulgação das especificações é necessário a elaboração de uma solicitação de proposta somente para avaliação, ou elaborar uma