Resumo de introdução e gametogênese na embriologia
O desenvolvimento humano é um processo contínuo que se inicia quando um ovócito é fertilizado por um espermatozoide gerando um ovo ou zigoto. Esta única célula após uma série de eventos biológicos transforma-se em um ser humano multicelular.
Períodos de desenvolvimento: pré-natal, nascimento e pós-natal.
No período pré-natal: período embrionário que é crítico para o desenvolvimento, pois a maioria dos órgãos tem o seu desenvolvimento estruturado havendo um grande risco para anomalias do desenvolvimento (até a 8ª semana); período fetal onde ocorre o crescimento e a diferenciação dos tecidos e órgãos formados no período embrionário sendo conhecido como fase de maturação funcional e crescimento (da 9ª até o final da gestação).
Sequência de eventos: Gametogênese; fertilização ou fecundação; segmentação ou clivagem; implantação; formação do embrião tridérmico; dobramento do embrião; placenta e anexos; formação de órgãos, sistemas e as anomalias correspondentes.
A importância da embriologia é compreender os fenômenos relacionados à reprodução humana, correlação com a anatomia descritiva, entendimento dos mecanismos de desenvolvimento e dos processos que causam anomalias congênitas.
Embriologia aplicada na obstetrícia: ovulação; transporte do ovócito e do espermatozoide; fertilização; implantação; relações materno-fetais; circulação fetal e causas de anomalias congênitas.
Embriologia aplicada na pediatria: anomalias congênitas; causa da maioria das mortes no primeiro ano de vida e mudanças fisiológicas do período pré/pós-natal.
Exemplos de anomalias congênitas: hidrocefalia; encefalocele; fendas labiais e palatinas; defeito dos septos cardíacos.
Órgãos reprodutores femininos
A vagina serve como passagem excretora para fluido menstrual e recebe o pênis durante a relação sexual além de formar a parte inferior do canal do parto.
Os ovócitos são produzidos por dois ovários, ovais, localizados na parte súpero-lateral da cavidade pélvica, um de cada