Plano anual de biologia
Curso: PEB: (Prática do Ensino de Biologia)
Profº. Roni Ivan Oliveira
Profª. Tutora Rejane Caixeta Gonçalves Bastos
Alunas: Josiele Priscila Stori de Morais
Roseli Aparecida Campos de Ramos
Matricula: 11/0046498
11/0049773
Polo: UAB III
6° Semestre
Introdução:
A utilidade do plano anual está em nos ajudar de um esquema que represente a observação da prática educativa em sua globalidade, as amplas finalidades da educação e não apenas os conteúdos e que também não consiste na execução de certas práticas ajustadas a normas técnicas, mas sim na realização dessas operações dos mais diversos modos, referentes de uma certa parcela do currículo ou a alguns alunos, numa situação...
Há se necessidade de pensar ou refletir sobre a prática antes de realizá-la, considerar os elementos que intervêm na configuração da experiência que os alunos terão de acordo com a peculiaridade do conteúdo curricular envolvido.
Ter em mente as alternativas disponíveis: lançar mão de experiências prévias, casos, modelos metodológicos, exemplos realizados por outros e prever na medida do possível, o curso da ação que se deve tomar. Antecipar as consequências possíveis da opção escolhida no contexto concreto em que se atua e ordenar os passos a serem dados, sabendo que sempre há mais de uma possibilidade. Delimitar o contexto, considerando as limitações com que contará ou que tenha de superar, analisando as circunstancias reais em que atuará: tempo, espaço, materiais, meio social e alunos.
A prática educativa não admite muitas simplificações. É uma realidade caracterizada pela multidimensionalidade segundo( Doyle, 1977; Gimeno, 1988; Pérez Gómez 1988).
Não se trata de seguir uma sequência linear de passos sucessivos, mas de ressaltar aspectos que se levaram em conta, nos quais se deve prestar atenção num processo de reflexão e deliberação sobre a prática, que se aplica a múltiplos âmbitos e dilemas dos mais variados, porque ao