Tipos de Pesquisas
NEUSI GARCIA SEGURA TOMASI & RITA MYAKO YAMAMOTTO
TEMA
A verdadeira análise se constitui um processo indutivo que tem início na busca dos temas. Essa busca envolve a descoberta, não apenas de temas partilhados pelos sujeitos, mas também das variações naturais dos dados. Como uma etapa final, o analista tenta entrelaçar os fios temáticos em um quadro integrado do fenômeno investigado.
HIPÓTESE
[...] os estudos exploratórios permitem ao investigador ampliar sua experiência em torno de um determinado problema. O pesquisador parte de uma hipótese e aprofunda seus estudos nos limites de uma realidade específica, buscando antecedentes, maiores conhecimentos para, em seguida, planejar uma pesquisa bibliográfica, descritiva, ou do tipo experimental.
ESTUDO
Pode ocorrer que o pesquisador, com base em uma teoria, precise elaborar um instrumento, uma escala e opinião, por exemplo, que cogita usar num estudo descritivo que está planejando. Então, planeja um estudo exploratório para encontrar os elementos necessários que lhe permitam, em contato com determinada população, obter os resultados que deseja. Um estudo exploratório, por outro lado pode levantar possíveis problemas de pesquisa.
TIPOS DE PESQUISA
-QUALITATIVA
-QUANTITATIVA
A qualitativa se preocupa com uma realidade que não pode ser quantificada. Ela trabalha com o subjetivo dos sujeitos (crenças, valores, atitudes, etc.).
Esta abordagem também pode trabalhar com dados, porém, o tratamento não deve envolver estatística avançada.
A quantitativa é aquela que tem como suporte medidas e cálculos mensuráveis;
Raciocínio lógico e dedutivo;
Analise estatística;
Esta abordagem trabalha com dados, gráficos, tabelas, porcentagens, etc;
A abordagem quantitativa é aquela que tem como suporte medidas e cálculos mensurativos.
A abordagem qualitativa busca a compreensão e a quantitativa a explicação
CLASSIFICAÇÕES
-BIBLIOGRÁFICA
-DESCRITIVA
-EXPERIMENTAL
-EXPLORATÓRIA