Micro RNA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS, QUÍMICAS E FARMACÊUTICAS
GAMETOGÊNESE MASCULINA: O PAPEL DOS RNAs(mRNA E microRNA) NA ESPERMATOGÊNESE
Alunas: Amanda Vieira da Silva Giuliana de Mello Araujo Juliana Bizarri Souza Laís Gama Maria Carolina Rodella Manzano Mariana de Souza Cruz Natasha Ferraz de Campos Reis RESUMO
Esse trabalho tem como objetivo buscar conhecimento sobre a função do microRNA (miRNA) na espermatogênese. O microRNA consiste de pequenos RNAs com função reguladora. Ao longo de pesquisas pudemos observar que alterações nesses microRNAs levam a problemas na espermatogênese, como infertilidade e baixa na qualidade do esperma. Os microRNAs também estão associados à vias de sinalização, responsáveis por apoptose, e dessa forma também estão relacionados a aparecimento de tumores. Esses microRNAs são essenciais para regulação gênica durante a produção e maturação dos espermatozoides.
Muitos miRNAs podem direcionar um mRNA. Mas um miRNA, pode agir como um fator de regulação para controlar processos fisiológicos e doenças, através de uma baixo-regulação do nível de centenas de expressão de genes. Durante a espermatogênese, está ativo a regulação do mRNA pós trancricional. Mecanismos de miRNA etão envolvidos no controle de gene durante toda a diferenciação das células germinativas do sexo masculino.
INTRODUÇÃO
REPRODUÇÃO SEXUADA
A reprodução é essencial para se perpetuar a espécie e garantir a diversidade, e existem diversos mecanismos para isso, como a reprodução sexuada (ARAÚJO et al. 2007). A reprodução sexuada consiste basicamente da fecundação de um oócito por um espermatozoide. Esse mecanismo de reprodução garante maior variabilidade genética.
ESPERMATOGÊNESE
A gametogênese masculina, conhecida também como espermatogênese, é essencial para a reprodução humana. Espermatogênese é