O que é o planejamento.
O Planejamento pode ser definido como um processo, desenvolvido para o alcance de uma situação desejada de um modo mais eficiente e efetivo, com a melhor concentração de esforços e recursos pela empresa. Mutuamente define-se em um processo contínuo e dinâmico que consiste de ações intencionais, integradas, coordenadas e orientadas para tornar realidade um objetivo futuro, de forma a possibilitar a tomada de decisões antecipadamente. Essas ações devem ser identificadas de modo a permitir que elas sejam executadas de forma adequada e considerando aspectos como o prazo, custos, qualidade, segurança, desempenho e outras condicionantes. Um planejamento bem realizado oferece inúmeras vantagens à equipe de projetos.
2. Descrever os Princípios de Planejamento, gerais e específicos:
Gerais: - Contribuição aos objetivos: deve sempre visar aos objetivos máximos da empresa. - Precedência do planejamento: correspondendo a uma função administrativa que vem antes das outras (organização, direção e controle). - Maiores influência e abrangência: o planejamento pode provocar uma série de modificações nas características e atividades da empresa. - Maiores eficiência, eficácia e efetividade: Deve procurar proporcionar à empresa uma situação de eficiência, eficácia e efetividade.
Eficiência: fazer as coisas adequadamente, resolver problemas, salvaguardar os recursos aplicados, cumprir seu dever e reduzir custos.
Eficácia: fazer as coisas certas, produzir alternativas criativas, maximizar a utilização de recursos, obter resultados e aumentar os lucros.
Efetividade: manter-se no ambiente e apresentar resultados globais positivos ao longo do tempo.
Específicas: - Planejamento participativo: o principal benefício do planejamento não é seu produto, mas o processo envolvido. O papel do responsável pelo planejamento é facilitar o processo e sua elaboração. - Planejamento coordenado: