Projeto violência
VIOLÊNCIA NA ESCOLA? A PAZ É MELHOR
JUSTIFICATIVA:
O fato de hoje estarmos vivendo num mundo onde a violência começa a mostrar-se cada vez mais imperativa em todos os setores da nossa vida, deixando pais, professores e a sociedade de uma maneira geral inseguros e preocupados com a segurança e com o futuro das crianças, a escola, neste momento, aumenta sua responsabilidade no que se refere a conscientizar educar e preparar os alunos para essa dura realidade. Nesse sentido, há necessidade de desenvolver um trabalho que leve o jovem a reconhecer a violência em suas diversas faces.
OBJETIVO GERAL:
Refletir sobre a função da escola no combate a violência que está cada vez mais presente no ambiente escolar, investigar as causas e as alternativas para mudar a situação atual.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Refletir sobre a importância da paz no interior do ambiente escolar;
Analisar a violência na escola;
Promover palestras sobre o ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente;
Elencar meios a serem utilizados pelos professores e gestão da escola para evitar atos de violência na unidade escolar;
Articular com os alunos, seus pais e a comunidade escolar em geral, meios para prevenir e combater a violência;
Propor regras justas e flexíveis, educando sem dominar.
PROCEDIMENTO:
Como a escola é o espaço multicultural com pessoas pertencentes aos mais variados grupos da sociedade, serão realizadas palestras, reuniões, passeatas confecção de cartazes, panfletos, para que os participantes reflitam sobre a importância da paz não apenas na escola, mas também em todos os ambientes em que se relacionem com pessoas dos mais variados grupos que formam a sociedade. Esta atividade ficará a cargo de toda comunidade escolar.
CRONOGRAMA:
Considerando a relevância do projeto para a vida de toda a comunidade escolar propõe-se que seja executado a partir do mês de abril de 2012, uma vez que já terá iniciado as aulas e é possível se fazer um