Projeto: como trabalhar a violência
ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR
DISCIPLINA DE TEORIA E PRÁTICA DA GESTÃO ESCOLAR
Reflexões sobre um projeto pedagógico desenvolvido por uma escola
Cyntia Vasconcelos
Jane Kelly Viana B. de Farias
Judith M. Carvalho de Nojoza
Escola: CAIC – Maria Felício Lopes
Projeto: Diga não as violências: ameaças, tiranias, opressões, intimidações e humilhações.
O Projeto surgiu a partir de duas situações que a escola identificou como sendo cruciais para elaboração de uma ação que identificasse, debatesse e conscientizasse os alunos sobre como a violência que vinha crescendo na escola, um ambiente que deveria ser de aprendizagem, e como alguns setores da sociedade, por despreparo, age com violência.
As duas situações que fizeram com que uma professora e uma turma de nono ano refletissem durante aulas de formação para cidadania, e que serviram de base para criação desse projeto foram: a violência que muitos docentes sofreram por parte da polícia durante a greve realizado pelos professores em 2011 e as constantes queixas de alunos em relação ao desagradável tratamento recebidos por eles, de alguns colegas de sala e até mesmo a forma autoritária da escola ( Núcleo Gestor e Professores) os tratarem. Assim, através dessas situações identificadas a escola procurou informar-se mais sobre o assunto através de momentos de estudo, discussões de textos, trabalhos em grupos, propondo sempre uma refletividade sobre as causas e consequências da violência, para assim, desenvolver um projeto que inibisse ou cessasse essa prática tão maléfica para toda a comunidade escolar e sociedade, dessa forma surgiu o Projeto Violência.
Os momentos de estudo eram realizados uma vez por semana nas aulas de formação para cidadania. Inicialmente esse estudo aconteceu na turma do nono ano, pois era a única na escola que possuía dentro de sua carga horaria uma aula destinada a cidadania, já que