Ética nas negociações
CAPÍTULO 7 – ÉTICA NAS NEGOCIAÇÕES
Preocupações éticas
Guarulhos
2012
Trata do principio da ética no contexto da negociação, á discussão ética são a predominância dos interesses econômicos deixando em segundo plano as questões morais.
Vive-se uma era em que diariamente os jornais publicam histórias de corrupção, como troca de favores, compra e venda de votos, escândalos políticos e desvio de verbas.
Existe uma preocupação cada vez maior quanto á ética nas relações empresariais. Tal preocupação materializa-se na mobilização da população contra falências fraudulentas, escândalos financeiros e políticos, bem como na posição a posturas antiéticas defendidas por empresas que visam, acima de tudo e fundamentalmente, ao lucro imediato.
Motivos suficientes para se preocupar com a ética, principalmente no Brasil, assiste-se a uma degradação moral acelerada, tanto na política quanto nos negócios.
-Definição de ética
Vazquez (2001) – Teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade.
-Negociação
Nota-se que ética é uma questão complexa e universal, atualmente colocada, com urgência crescente, para toda a sociedade em todos os setores da atividade humana, política, econômica, saúde, educação e até mesmo religião.
Afirma que no Brasil sente-se um renascer das preocupações quanto á ética nos negócios, mais exigências de responsabilidades social e econômica para empresários e gerentes das organizações.
A ética dos negócios ou ética empresarial é o estudo da forma pela quais normas morais e pessoais aplicam-se ás atividades aos objetivos da empresa comercial.
A ética empresarial constitui um conjunto de princípios e padrões morais que orientam o comportamento no mundo dos negócios.
A atividade empresarial é eticamente fundada e orientada quando gera emprego e proporciona habitação, alimentação, vestuário e educação, mantendo-se os bens com