Projeto Nepre - Violência
Projeto NEPRES - VIOLÊNCIA
Professores: Ivânia, Betânia Coelho, Clemalda, Eduardo, Giovana, Marcos...
Disciplinas: Língua Portuguesa, Filosofia, Artes, Biologia, Física, Matemática...
Tema: VIOLÊNCIA
Nível de Ensino: Ensino Médio – 2º e 3º anos
Justificativa:
Conforme o site brasilescola.com “A violência é um problema social que está presente nas ações dentro das escolas, e se manifesta de diversas formas entre todos os envolvidos no processo educativo. Isso não deveria acontecer, pois escola é lugar de formação da ética e da moral dos sujeitos ali inseridos. Muito se diz sobre o combate à violência, porém, levando ao pé da letra, combater significa guerrear, bombardear, batalhar, o que não traz um conceito correto para se revogar a mesma. As próprias instituições públicas se utilizam desse conceito errôneo, princípio que deve ser o motivador para a falta de engajamento dessas ações. Levar esse tema para a sala de aula é uma forma de trabalhar com um tema controverso e presente em nossas vidas, oportunizando momentos de reflexão que auxiliarão na transformação social”.
Diante do exposto, o trabalho com o filme Escritores da Liberdade será motivador para reflexão e construção de conscientização para a não violência e que as diferenças e conflitos podem ser resolvidos de forma pacífica. Além disso, pode servir como motivação para que os alunos passem a gostar de escrever seus próprios textos.
Recursos tecnológicos: FILME ESCRITORES DA LIBERDADE (DVD)
Resumo: "Escritores da Liberdade" é um filme baseado numa história real, que trata de realizações face à adversidade. Em 1994, na sala 203 de uma escola em Long Beach, Califórnia, uma professora chamada Erin Gruwell, enfrentou sua primeira classe de alunos, rotulados pela administração do colégio como adolescentes "em risco" ou "problemáticos". A classe era uma mistura de Afro-americanos, de Latinos, de Cambojanos, de vietnamitas, entre outros, muitos dos