desafio
ARTICULADOR PEDAGÓGICO
NO COTIDIANO ESCOLAR E O
ACOLHIMENTO À DIVERSIDADE
Profa Dra Jaqueline Zarbato
Profa Ms. Jane Motta
DIVERSIDADE...
O QUE DIVERSIDADE ?
De acordo com o dicionário
Houaiss, diversidade significa qualidade do que é diferente; o que distingue uma coisa de outra; falta de igualdade ou de semelhança; alteração digna de atenção, de reparo; modificação, transformação; característica do que é vário; diversidade, disparidade; falta de harmonia; divergência; falta de eqüidade; desproporção, desigualdade. ESCOLA E DIVERSIDADE
Cada pessoa tem uma história particular e única, constituída por sua estrutura biológica, social e cultural a diversidade existente no grupo favorecerá a troca de experiência e o crescimento de cada um e de todos.
Nossas escolas são freqüentadas por alunos com diferentes visões de mundo, estilo de vida, crenças, costumes, cores, etnia e todos os aspectos que compõem a cultura.
CULTURA E DIVERSIDADE
A cultura é vista como essencial no processo de desenvolvimento, já que os padrões de interação entre as pessoas são definidos pela prática cultural do grupo ao qual pertencem.
Logo, cultura e diversidade estão imbricadas.
A educação não pode separar- se, nos debates, de questões como os direitos humanos; gênero e diversidade de orientação sexual; diversidade étnico-racial; políticas afirmativas para afrodescendentes e populações indígenas; educação para as populações do campo.
INTERCULTURALIDADE
A interculturalidade considera a diversidade cultural no processo de ensino e aprendizagem.
A escola deve trabalhar com os valores, saberes tradicionais e práticas de cada comunidade e garantir o acesso à conhecimentos e tecnologias da sociedade nacional relevantes para o processo de interação e participação cidadã na sociedade. O QUE É A EDUCAÇÃO INTERCULTURAL?
É a capacitação para uma cultura de culturas. (Raul Fornet)
Toda a formação sistemática que visa desenvolver, quer nos grupos