Resumo de Historico da radioatividade
Unidade Integrada SESI/SENAI- Aparecida de Goiânia
Ensino médio Articulado a Educação Profissional e Técnico em Química
Tema: Resumo de Histórico da radioatividade
Introdução
Esse trabalho tem como objetivo apresenta os principais fatos que contribuiu para a radioatividade, Com o principal tema de histórico da radioatividade
Histórico da radioatividade
Tudo começou com a descoberta do Raios-X, que fora descobertos em 1895 por Wilhelm Conrad Roentgen, despertou grande interesse entre os investigadores, que ficaram curiosos quanto à possível existência de outras radiações.
Em 1896, Henri Becquerel entre outras coisas, estudou a fosforescência invisível de várias substâncias. Estudou, em particular, os espectros de fluorescência de sais de urânio e descobriu que o urânio e seus compostos emitiam uma radiação penetrante semelhante as dos raios X,que foi denominado radioatividade.
Em 1897, Marie sklodowska Curie demonstrou que a intensidade da radiação e proporcional a quantidade de urânio na amostra e concluiu que a radioatividade e um fenômeno atômico.
No mesmo ano que Marie Curie,Ernest Rutherford criou uma aparelhagem para estudar a ação de um campo eletromagnético sobre as radiações. Rutherford concluiu que os raios alfa e beta, devem apresentar cargas elétricas e que gama não a deve ter.
Logo após dessas descobertas apareceu Frederick Soddy que foi o criador da primeira lei da radioatividade, a que dizia que ´´ Quando um elemento radioativo,emiti uma partícula alfa, da origem a um novo elemento, que apresenta numero de massa A com 4 unidades a menos e numero atomico Z com 2 unidades a menos ``.
Frederick Soddy deu origem também a segunda lei a que dizia “Quando um elemento radioativo emite uma partícula beta,ele se transforma em um novo elemento de mesmo numero de massa,