A descoberta da radioatividade - Artigo
A descoberta da radioatividade
RESUMO
Com a descoberta dos Raios X por Röntgen houve um grande número de novos trabalhos na Academia de Ciencias de Paris. Estes, tentavam explicar a ligação dos elementos fluorescentes com esse novo raio descoberto. Henri
Becquerel, membro da academia, publicou vários trabalhos sobre o assunto e mostrou por meio de suas experiências que os sais de uranio também emitiam um tipo de radiação. Anos depois, o casal Curie se aprofundou nos experimentos de Becquerel e descobriram que outros elementos também emitiam essa radiação, à ela deram o nome de radioatividade. Descobriram também mais dois importantes elementos: O Polônio e o Radio.
O prosseguimento destas descobertas resultaram nos reais conceitos de radioatividade. Esse artigo relatará de forma mais detalhada como foram feitos os experimentos e como se chegou a esse conceito.
Palavras-chave: Raios X, uranio, Henri Becquerel, radioatividade.
ABSTRACT
Withthediscoveryof
X-raysbyRöntgenwas a largenumberof new jobsattheAcademyofSciencesof
Paris
toexplainthebindingoffluorescentelementswiththis new discoveredray. Henri
Becquerel,
a memberoftheacademy, haspublishednumerouspapersonthesubjectandshowedthroughtheire- xperiencest haturaniumsaltsemittedalso a typeofradiation. Years later, theCuriesstudied in depthBecquerel'sexperimentsandfoundthatotherelementsalsoemitthisradiationis thencalledradioactivity.
Twoimportantelementswerealsodiscovered:
Poloniumand Radio.
The continuationofthesefindingsresultedon real conceptsofradioactivity.
Thisarticlewillreport in more detailhowtheexperimentsweredoneandhow it came tothisconcept. Keywords: X-rays, uranium, Henri Becquerel, radioactivity.
1 INTRODUÇÃO
A história nos conta que ao final do século XIX, um pesquisador chamado
Henri Becquerel, guardou em uma gaveta um composto de urânio juntamente com uma chapa fotográfica e ao revelá-la notou que nela havia sinais de radiação, descobrindo assim