oncologia pediatrica
Oncologia pediátrica é o estudo do câncer e possíveis tratamentos que tratam especificamente com crianças. Muitas instituições dedica asas a este ramo da área médica.
História da Oncologia Pediátrica
Em 1948, após as observações do Dr. Sidney Farber e seus associados sobre os benefícios da quimioterapia para o tratamento de leucemia aguda, uma subespecialidade surgiu nos Estados Unidos para a oncologia pediátrica. Este ramo da área médica continuou a avançar com a criação de grupos nacionais de quimioterapia cooperativos.
Por causa dos esforços de Farber e outros, o campo da oncologia pediátrica tem continuado a crescer, e mais especializado campos têm desenvolvido. Foco em tratamentos e gestão aguda para determinados tipos de câncer tem aumentado e desenvolver medicamentos para crianças com câncer tem recebido mais atenção.
Na Oncologia Pediátrica, o enfermeiro deve ter conhecimento sobre a fisiopatologia dos diferentes tipos de câncer e suas opções de tratamento, bem como compreender o processo de crescimento e desenvolvimento normal da criança, para que seja competente ao assistir a criança com câncer e possa discutir junto à equipe médica as diferentes abordagens no tratamento deste paciente.
O cuidado de enfermagem em Oncologia Pediátrica vem se especializando e modificando com o passar do tempo. Hoje aprendemos a cuidar da criança compreendendo, em primeiro lugar, seu mundo particular em cada etapa evolutiva de vida; focalizando também este cuidado em uma visão holística no que tange a díade criança-família, buscando satisfazer suas necessidades independentemente de seu problema imediato. Baseado nessa busca pela excelência do cuidar, iniciamos o grande desafio da Oncologia Pediátrica, onde um cuidado especializado confere à competência técnica a sensibilidade necessária à promoção do cuidado humanizado.
A enfermagem, com os demais profissionais da equipe multidisciplinar, desenvolve