resumo de gestão empresarial
1 - Dados – “CONHECER O QUÊ?”: o dado, que consiste em um fato bruto (nome de um funcionário, número de matrícula, código de produto, etc.) ou suas representações (imagens, sons, números, etc.) que podem ou não ser úteis ou pertinentes para um processo em particular.
Os dados, como matéria-prima para a informação, se definem como grupos de símbolos não-aleatórios que representam quantidades, ações, objetos, etc. Dados são materiais brutos sem ação que precisam ser manipulados e colocados em um contexto compreensivo.
Os dados são, então, uma espécie de matéria prima dos sistemas de informação enquanto as Informações são o produto.
É a informação não tratada. Não podem transmitir uma mensagem ou representar algum conhecimento.
As organizações utilizam os bancos de dados que é uma coleção de dados inter-relacionados, eletronicamente em uma base única centralizada, para armazenar os dados que são coletados.
Na base da pirâmide, onde fica a maior parte das pessoas, ou seja, Nível operacional - nível responsável pela rotina diária da organização. As decisões desse nível são caracterizadas pelo curto prazo. Foca na eficiência dos processos.
EXEMPLO - Dado: “Foi verificado um crescimento populacional na cidade de Contagem”.
2 - Informação – “CONHECER O QUÊ?”: são dados que foram moldados em um formato que possui um significado e utilidade para o homem. Informação é um dado processado de uma forma significativa para o usuário e que tem valor real ou percebido para decisões correntes e posteriores. A informação é a agregação ou processamento dos dados que provêm conhecimento ou inteligência.
É um conjunto de dados que os seres humanos deram formas para torná-los significativos e úteis.
No Nível estratégico - nível responsável pelas decisões mais abrangentes da organização. Essas decisões têm impacto a longo prazo e permitem direcionar e caracterizar o futuro da organização focando na